terça-feira, 29 de junho de 2010

Cursos técnicos: Emprego garantido?

Daí gente do bem! Tudo na paz?
Estamos voltando com mais um tema “daqueles”. Nosso dilema hoje, são os cursos técnicos, será que eles significam, emprego garantido? São melhores que um curso superior?
Com a globalização, aumentaram as oportunidades de empregos, e ao mesmo tempo a concorrência é abundante. Pensando no capital, as pessoas têm grande dúvida na escolha de uma profissão, abolidos pela dúvida e pelas oportunidades, muitos optam pelos cursos técnicos.
Apesar da remuneração de funcionários com faculdade ser maior, também é maior os gastos e a duração, enquanto nos cursos técnicos o dinheiro e o tempo investido são menores, além disso, o campo de trabalho se tornou muito abrangente. Por isso que os cursos técnicos estão sendo solicitados, pois, inclusive os proprietários, muitas vezes preferem empregar técnicos, pelo fato de pagarem menos.
Recomenda-se então, para aqueles que desejam entra no mercado de trabalho e não possuem tempo e/ou dinheiro para realizar uma faculdade, optem pelo curso técnico, mas que façam uma análise da área escolhida.
Segundo opinião de alguns professores, aqueles que não podem fazer um curso superior, que realizem cursos técnicos, para adquirir conhecimento e prática.
Importante é salientar que por mais que os cursos técnicos tenham um bom campo de atuação, o mesmo, não se estende a todas as áreas, por exemplo, em nossa cidade, que o desenvolvimento é pequeno, uma técnica em radiologia, nos disse: “Não foi fácil encontrar emprego, apesar de ter escolhido o curso técnico de radiologia, em minha cidade o campo é pouco abrangente” Ronéia Sant’ana Lummetrz. Em outro caso, em uma cidade mais desenvolvida, um técnico químico, abordou: “Em meu caso, o curso técnico foi muito importante, pois, foi apartir do estágio do curso que entrei no meu primeiro emprego, onde permaneci por quatro anos. Penso ser muito importante o técnico, por que ele propicia uma capacitação técnica e sustentação teórica para se engajar no mercado de trabalho.” Eder Costa Cechella
É isso aí pessoal, percebemos que com esse grande desenvolvimento, precisamos batalhar para ingressar no mercado de trabalho. Depende de cada um analisar os fatos e escolher entre os cursos superiores ou os cursos técnicos, pois, já sabemos que os cursos técnicos facilitam a entrada no mercado de trabalho, mas os cursos superiores tem melhor remuneração.
Obrigada pela participação esperamos que tenham “captado” nossa mensagem, e que esta seja uma forma bacana de analisar um assunto tão importante em nossa sociedade. Continue nos acompanhando, afinal, conhecimento nunca é demais. ;D
Vale apena dar uma nova conferida no vídeo que já estava no post anterior .

Beijos e queijos, até terça que vem!!!

2 comentários:

  1. Essa preocupação sobre trabalho é o dia dia de muitas pessoas, pois muitas vezes o campo profissional escolhido esta saturado. Os cursos técnicos são uma opção para quem tem menos condição de entrar no curso superior e uma boa forma de saber se realmente vão gosta daquela área de trabalho, e talvez uma caminho abreviado para começar a trabalhar com mais facilidade.

    ResponderExcluir
  2. Acho a situação interessante, pois são dois caminhos distintos. Afinal algo mais rápido, mais barato, que lhe dará certa agilidade na hora de um emprego, mas uma remuneração menor[curso técnico] ou optar por um caminho mais demorado, caro e sem tantas garantias de empregos, mas que na hora da remuneração será bem superior [curso superior].
    Tenho para mim que o mais importante nessa escolha é levar em consideração que cada situação é única, no sentido de que nem todas as áreas tem cursos técnicos, cada pessoa tem uma situação financeira própria e uma necessidade de conseguir um emprego, entre outros muitos fatores em sua maioria pessoais.
    Particularmente sou uma pessoa disposta ao caminho do curso superior, mas tenho inúmeros amigos pelo caminho de cursos técnicos, e apenas a certeza que cada um trilhou um futuro através de um caminho diferente.

    ResponderExcluir