terça-feira, 22 de junho de 2010

Mercado de trabalho e oportunidades de emprego

E aí galera!
Vão ser lançados os primeiros assuntos de temas variados.
Bom precisamos refletir um pouquinho sobre nossas ações e da nossa sociedade, neh? Sabe-se que atualmente há grandes problemas nos mercados de trabalhos e nas oportunidades de emprego. Vamos abordar esse tema a princípio: Como você enxerga o mercado de trabalho e as oportunidades de empregos? Devido à preocupação a cerca do assunto, o qual englobas as pessoas jovens e adultas, nossa crítica está voltada à formalidade.
Hoje em dia o grande desenvolvimento da sociedade assim como o desenvolvimento tecnológico, tem gerado maior mercado de trabalho que por sua vez está cada dia mais exigente. Atualmente é necessária muita qualificação para atender e alcançar o grau de especialização que vem sendo suposto. Além do alto nível de conhecimento nas áreas de atuação, precisa-se um grande estudo tecnológico devido à área digital, bem como conhecimentos gerais de todas as especialidades.
Enquanto a tecnologia substitui grande parte da manufatura, outros investimentos geram muitos empregos que necessitam da mão de obra. Onde a busca constante pelo trabalho faz com que fiquem concorridas as vagas de emprego, permanecendo assim quem for altamente qualificado, esforçado, que mostre vontade e resultado, ou seja, os melhores. Mesmo porque, em todas as áreas, como a consumidora, exigem um bom atendimento. Afinal quem é que gostaria, por exemplo, de submeter-se a uma cirurgia com alguém que não é formado em medicina? Você gostaria? Eu não einh! auhsuasauhs
Ainda com tantas exigências, está sobrando profissionais e trabalhadores, pois, não existem suficientes postos de trabalho, havendo uma saturação. Com todas essas regras, ocorre uma enorme preocupação na escolha de uma profissão devido ao pensamento no futuro local de trabalho. Levados pela dúvida de uma sociedade capitalista, onde se enfrenta a vontade de atuar em determinada profissão e por outro lado, a preocupação se haverá campo de trabalho, muitos desistem de seus sonhos para atuar em uma área que ofereça mais estabilidade.
Sabe-se que é fundamental o gozo pela sua profissão, todavia, no mundo de hoje, segue-se o valor material, buscando os principais campos de maior abrangência, como nas áreas da saúde, da advocacia, de engenharia, publicidade, tecnologia...
Além da qualidade, a força de vontade e a dedicação são essenciais para um bom atendimento e uma boa visão do funcionário.
Existem profissões que não se encontram funcionários habilitados, vagas estas, que não são preenchidas por milhares de desempregados que não tem a oportunidade de obter um estudo adequado ou suficiente.
Teme-se cada vez mais a violência, que é praticada na maioria das vezes por pessoas que, por não ter condições de um bom estudo, muitas vezes pelo preconceito de raça, estão banidos da sociedade, e não conseguem um local de trabalho, vivendo na miséria, que desesperados partem para o mundo do crime. E aqueles que se esforçam, por serem mal julgados, não têm chances.
O constante desenvolvimento e a busca de conhecimento por países como o Brasil, tem capacidade de empregar os brasileiros, estabelecendo o equilíbrio da renda de todas as famílias. No entanto diversas classes têm muitas dificuldades de empregarem-se, como pobres, negros, deficientes, homossexuais, etc. Prevalecendo assim, as classes dominantes, ou seja, os nobres.
A ganância das pessoas materialistas vem cada vez mais, os tornando ignorantes. O homem que se diz racional, além de não dar oportunidades ao seu próximo, ainda é capaz de inferiorizá-lo. Como na música “Cidadão’’ composição de Lucio Barbosa. http://letras.terra.com.br/ze-geraldo/68686/ . Onde um pobre homem é descriminado, e conseguindo apenas realizar “bicos” não é valorizado, desestruturando toda a sua vida. Desse modo, percebe-se como as oportunidades de emprego são escassas e exigem estudos, não dão oportunidades, e ainda se quer um mundo melhor.
Nos tempos modernos, a busca por uma melhor qualidade de vida está fazendo com que as pessoas migrem para os centros urbanos, procurando conhecimento, campo de trabalho e emprego. Este, além das dificuldades de oportunidades, encontra-se prejudicado quanto a um salário que garanta a subsistência de uma família. Os proprietários através da “exploração” dos assalariados, diminuem-o, para maior lucro, os salários de um povo que também deseja desfrutar das novas tecnologias.
Com tudo isso, percebe-se que existem irregularidades na questão de empregabilidade e mercado de trabalho. Por isso é de extrema importância que as oportunidades sejam bem usufruídas para que ocorram melhoras nestas, e as pessoas possam, com livre arbítrio, escolher a sua profissão desejada, sem pensar nas dificuldades da sua atuação, realizando assim um melhor trabalho, ocasionando o desenvolvimento dos países e consequentemente de toda uma nação.
Para melhor compreenção e maior abordagem, temos uns vídeos que ajudam no esclarecimento do assunto:

http://www.youtube.com/watch?v=LcRZ0_wAfHM

http://www.youtube.com/watch?v=-yNppEfSjR0


Esperamos que tenham gostado! Que nossa crítica tenha contribuído para uma boa reflexão ;D.
Abraços e até a próxima.
''Falow'' caros amigos.


8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ótima escolha do tema, acho que basicamente o que falta é uma educação igualitária para todos, não só na escola básica, mas também nas faculdades federais. Falta o governo pensar melhor essa área, quando penso no assunto acho que a educação é prejudicada devido ao fato de que cidadãos com estudo é mais dificil de subornar, posso estar sendo radical, mas isso me preucupa.

    Ótimo texto, aguardo os próximos assuntos, espero que sejam tão instigantes quanto esse.

    Angela

    ResponderExcluir
  3. MUITO BACANA! ESCOLHER A PROFISSÃO É DIFICIL E REALIZAÇÃO PROFISSIONAL É UMA LUTA.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o momento em que escolhemos o que vamos fazer talvez por toda nossa vida seja precipitado! eu não sabia como seria minha profissão e conhecia pouco sobre ela quanto fiz a escolha na folhinha de inscrição do vestibular! Menos ainda eu sabia sobre o mercado de trabalho e o que enfrentaria!

    ResponderExcluir
  5. ser radical é mal de familia angeloka, mais concordo sim enquanto a educação não for uma realidade igualitária, muitos continuarão a margem da sociedade trabalhando em serviços que não gostam !

    ResponderExcluir
  6. Belo tema e muito bom para uma reflexão, afinal uma educação igualitária não iria resolver apenas problemas escolares e profissionais, mas principalmente problemas sociais. É mais que comum a situação de pessoas serem forçadas a largar os estudos para trabalharem e ajudar nas despesas familiares, ou o caso de meninas que engravidam cedo, e largam os estudos para virarem mães.Esses são alguns exemplos que poderiam ser evitados por uma educação de qualidade a todos, e lembrando, um país com um alto índice de pessoas aptas aos debates, dos mais variados assuntos, é capaz de chegar muito mais longe, fazer progresso em todos os campos, [aproveitando o ano que estamos]inclusive na hora de votarmos, escolhermos nossos representantes. Infelizmente nosso país está um pouco atrasado, mas acredito em um futuro melhor para essa nação! O caminho?! A Educação!

    *Tema interessante, muito bom, continuem nessa linha de raciocínio.Se continuarem estarei sempre aqui.

    ResponderExcluir
  7. Bom primeiramente adorei o texto, muito bem elaborado com palavras que expressam a realidade da nossa sociedade.Hoje em dia o mercado de trabalho esta com muitas oportunidades mas por trás desse mundo de oportunidades esta um mundo tambem de dificuldades.A sociedade em si impôe regras na qual de alguma forma somos obrigados a seguir.As veses penso como será daqui alguns anos?será que as classes sociais iram se igualar?será que acabaremos com a pobreza?não sei porque com esse estilo de politica atual que temos ai em nosso país, roubando o dinheiro publico para fins particulares não sei aonde iremos chegar.Ao invés de prender pessoas que roubaram para se alimentar porque não dar uma oportunidade de emprego digno para essa pessoa sustentar si mesmo e sua familia.ao invés de construir "PRESÍDIOS" porque não construir escolas técnicas preparando essas pessoas para um emprego?Bom o mercado de trabalho sofre altas e baixas, e em algumas áreas falta gente e em outras sobram.Não critico quem trabalha em escritórios e ganham seu bom salário mas fico pensando quanta gente ganha seu bom salãrio até a planta de uma casa ou seja oque for chegar na mão daquele pedreiro que vai construi-lá e deixar a mesma pronta para morar, e ainda no final será oque menos vai receber...acho que nesse caminho ain temos muita coisa errada,estamos precisando "formatar" muitas coisas por ai.
    Bom galera não sei se o meu comentario ajudou alguma coisa, mas olha pessal parabens pelo trabalho de vocês, continuem asim.parabens

    ResponderExcluir
  8. *Obrigado pessoal, seus comentários, além de nos ajudar muito a refletir sobre nossa crítica, ainda sim valem muito pelo nosso pensamento. E como todos devem saber, o próximo tema será lançado no próximo dia 29/06 terça-feira, participen.

    ResponderExcluir