terça-feira, 27 de julho de 2010

Como é possível levar vantagem diante de cursos saturados?

Oii gente! Tudo passa bão ?

Bom essa semana falaremos sobre levar vantagem diante de cursos saturados.
Nos tempos modernos, apesar de tanto desenvolvimento, a maioria das pessoas que estão saindo do ensino médio e aqueles que estão se dirigindo as universidades não tem conhecimento de tamanha grandeza de opções de cursos propostos. Muitos jovens optam por cursos que claramente não lhe permitem boas oportunidades, enquanto faltam vagas em outros, que poderiam propiciar boa colocação no mercado de trabalho e melhor rendimento salarial.

É necessário salientar, que cada vez mais vivemos em um mundo baseado na ciência e na tecnologia, e que esse é um ótimo motivo, para que cursos destas áreas sejam mais procurados. Embora nem todos tem esse conhecimento. Para quem opta fazer estes cursos, é muito importante que se prepararem bem, porque naturalmente, com tantos candidatos você precisa superá-los. Muitas oportunidades de emprego são oferecidas as pessoas, estas precisam se dedicar e para serem profissionais qualificados, que mereçam a indicação de alguém que seja bem visado e tenha forte influência, ou seja, resta ao candidato apenas aproveitar a oportunidade, mostrando vontade e resultados.
Devido a falta de conhecimento existente dentro das áreas, percebe-se a saturação de muitas e o esquecimento de outras, que no entanto, não são menos importantes. Como é possível analisar no gráfico a seguir:




Observando o gráfico, percebemos nos últimos tempos, a fuga crescente dos estudantes, em relação às disciplinas das áreas científico-tecnológicas, entre as quais se inclui naturalmente a química, como percebemos na falta de funcionários especializados nas indústrias.

As dicas são:

Seja um ótimo profissional, pois com qualidade você estará a frente dos outros candidatos.

Pesquise sobre as áreas desejadas e a sua valorização.

Escolha uma boa universidade, pois sua formação é uma grande vantagem na hora de ser contratado.

Tenha bons contatos, e faça por merecer.

Deixe a preguiça de lado, e mostre sua força de vontade.

Peça opiniões, porém, não as deixe influenciá-lo totalmente.

Sempre que possível, faça cursos para se atualizar e de línguas estrangeiras.

Se você pensa que seu curso está saturado em sua cidade, pesquise outras ou escolha um curso próximo do desejado.

Fiva aí algumas dicas para refletir-mos melhor sobre o nossas escolhas.

Boa sorte para nós jovens e para todos aqueles que estão buscando informações para um futuro melhor, e vão se engajar em cursos superiores. Alcançando nosso objetivo esperamos que todos façam uma boa escolha, que satisfaça a nós e consequentemente ao nosso bem estar.

Kiss Kiss, bye bye! Até semana que vem :D

2 comentários:

  1. A grande maioria dos que entram no mercado de trabalho, querem aquilo que sempre sonharam ou que realmente desejam, mais nem sempre tem aquilo que se procura, aí tem essa dos cursos saturados, com ele a dúvida de qual curso escolher.
    Da pra ver que hoje o negócio ta complicado mesmo, mas ao contrário do que muitos pensam sempre há outras alternativas não tão saturadas e as vezes que estão a "caça" de profissionais pela falta destes, como vimos que em muitas áreas, sobram profissionais, e em outras, faltam, e faltam mesmo!
    Por isso fica a dica, pesquisem bem, pois além da falta de profissionais nestas áreas, os salários são bons, e na maioria as condições de emprego.! Atéee

    ResponderExcluir